InícioSem categoriaMorte por raiva humana: Secretaria de Saúde diz que vai intensificar protocolos...

Morte por raiva humana: Secretaria de Saúde diz que vai intensificar protocolos e diretrizes relacionados à doença

As ações, segundo a pasta, serão implementadas em toda a 4ª Gerência Regional de Saúde e, posteriormente, replicadas em outras áreas do Estado

Após Pernambuco registrar a primeira morte por raiva humana em oito anos, nesse sábado (11), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que intensificará os protocolos e diretrizes relacionados à doença com as equipes dos municípios da região de Santa Maria do Cambucá, no Agreste, onde a vítima, Ivonete Maria da Silva, de 56 anos, foi mordida por um sagui.

As ações, segundo a pasta, serão implementadas em toda a 4ª Gerência Regional de Saúde e, posteriormente, replicadas em outras áreas do Estado.

A SES-PE também disse que será realizado um ciclo complementar de vacinação de animais domésticos, com o objetivo de reforçar a imunização na região. 

Segundo parentes, Ivonete foi contaminada ao defender o neto de 3 anos de um ataque do animal, no dia 28 de novembro, e não foi submetida à profilaxia pós-exposição ao vírus (vacina e/ou soro) no tempo indicado. 

A família acredita que ela sofreu negligência médica na cidade onde morava. Ao Diario, uma sobrinha relatou que a vítima teria ouvido, no Hospital Santina Falcão, no Centro de Santa Maria do Cambucá, um membro da equipe médica dizer: “Só falta chegar alguém com mordida de sapo”, o que a fez se ressentir e não voltar à unidade para ter atendimento. 

O atual diretor do Hospital Municipal Santina Falcão, Rafael Oliveira, afirmou que a cidade possui estoque de vacina antirrábica, mas o soro fica disponível em polos regionais de saúde. No caso de Santa Maria de Cambucá, é no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Oliveira disse que, por ter assumido a gestão do hospital neste ano, não possui detalhes do que aconteceu na unidade de saúde quando Ivonete procurou ajuda. “Hoje, nenhum dos profissionais que atenderam naquele momento fazem parte do quadro, desde coordenadores a profissionais de assistência direta”, contou.

O diretor afirmou que uma equipe multidisciplinar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi à cidade e recolheu os prontuários de atendimento de Ivonete.  A SES-PE informou que faz cópia dos documentos dos pacientes para investigação epidemiológica e monitoramento de casos. “Quanto à conduta profissional, reforça que, de acordo com as atribuições do Sistema Único de Saúde, compete ao município a apuração e os devidos encaminhamentos”, acrescentou a pasta.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental, informa que será realizado um ciclo complementar de vacinação de animais domésticos, com o objetivo de reforçar a imunização na região.

Além disso, a Secretaria intensificará junto à Regional de Saúde os protocolos e diretrizes relacionados à raiva com as equipes de saúde dos municípios da região. Essas ações serão implementadas em toda a 4ª Gerência Regional de Saúde e, posteriormente, replicadas em outras áreas do estado.

Em relação aos prontuários, a Secretaria esclarece que faz cópia dos documentos dos pacientes para investigação epidemiológica e monitoramento de casos. Quanto à conduta profissional, reforça que, de acordo com as atribuições do Sistema Único de Saúde, compete ao município a apuração e os devidos encaminhamentos.

Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -spot_img