InícioSem categoriaGoverno vai definir novas regras para ensino à distância

Governo vai definir novas regras para ensino à distância

Criação de novos cursos de EaD está suspensa até marco

Novas regras para o ensino a distância no Brasil serão apresentadas até fevereiro. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (14), pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” da EBC. 

A criação de cursos de graduação EaD está suspensa até março deste ano. A medida foi tomada, em junho do ano passado, após aumento expressivo da modalidade, que cresceu 700% em dez anos.

Camilo Santana disse que, dos 84% dos cursos de licenciatura, 100% são a distância. O ministro adiantou algumas das regras que estarão no decreto a ser  assinado pelo presidente Lula.

“Eu fiquei impressionado com 40% dos cursos de enfermagem, por exemplo, já estavam sendo à distância. Como você pode formar um enfermeiro à distância? Então o presidente vai assinar um novo decreto que vai regulamentar o ensino à distância no Brasil pra dizer o seguinte: ‘curso tal tem que ser 100% presencial, determinadas áres podem ser híbridas’. Nós estamos criando essa categoria híbrida. Vai ser um outro passo importante para a qualidade da educação”.

Nesta semana, foi publicada a lei com a renegociação das dívidas dos estados com a União, que somam atualmente mais de R$ 765 bilhões. Parte dos juros que deveriam ser pagos ao governo, agora serão destinados à educação. A ideia, de acordo com o ministro Camilo Santana, é investir esses recursos no ensino profissionalizante. 

“80% dos jovens no ensino médio brasileiro querem ensino técnico-profissionalizante integrado ao ensino médio. O Brasil tem hoje apenas 11% das matrículas de ensino médio integrado ao ensino profissionalizante. Então, a ideia é que esses estados possam investir: ele vai poder contratar vagas no Sistema S, contratar vagas nas universidades, ampliar suas escolas técnico-profissionalizantes. Vai depender das estratégias de cada estado”.

As inscrições para o Sisu, Sistema de Seleção Unificada, começam nesta sexta (17). São mais de 260 mil vagas em instituições públicas de ensino superior.

Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -spot_img