De acordo com a Defesa Civil, que emitiu um alerta para todos os paulistanos, foram 125mm de precipitação, enquanto a média para o mês é de 288mm
O volume dos temporais que atingiram São Paulo nesta sexta-feira (24) corresponde a quase à metade do esperado de chuva para janeiro na cidade. Ao todo, foram 125mm de precipitação, enquanto a média para o mês é de 288mm, segundo a Defesa Civil. Ou seja, somente nesta sexta, choveu 43,4% do previsto para os primeiros 31 dias do ano na capital paulista. Até esta quinta (23), a quantidade de chuvas era de 193,2mm. A chuva também vem sendo tratada como histórica. Trata-se do terceiro maior volume de precipitação registrado na cidade de São Paulo nos últimos 64 anos. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), computados na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, que faz as medições de 1961.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) informou nas redes sociais que equipes da Prefeitura estão nas ruas para minimizar os impactos e recuperar os pontos de alagamentos espalhados pela cidade. “São Paulo enfrentou hoje um volume de chuvas que correspondeu à metade do esperado para o mês inteiro”, escreveu Nunes no X. “São 345 veículos e 2.400 funcionários trabalhando para minimizar os impactos. Já restabelecemos a maioria dos 37 pontos de alagamento; foram recuperados 33, restando apenas quatro até o momento”. A violência do temporal causou uma série de transtornos na cidade. Ruas e avenidas ficaram alagadas.