Anúncio foi feito 1 hora antes do previsto; Conclave decide novo líder da Igreja após dois dias de votação
A votação que terminou com a decisão do nome do novo Papa foi finalizada na quarta seção, onde 132 cardeais votantes decidiram quem será o novo líder da Igreja Católica. Normalmente, as fumaças têm horário fixo: às 7h30 e 14h no horário de Brasília. Desta vez, os cardeais anunciaram o resultado 1h antes.
Para que o novo líder da igreja Católica seja eleito, é preciso atingir dois terços dos votos totais, ou seja, pelo menos 89 dos 133 votos. Se esse percentual não for atingido, as cédulas são queimadas, a fumaça preta é emitida e uma nova votação será feita. Caso haja consenso, a chaminé da Capela Sistina emitirá a fumaça branca, o que revela que os cardeais escolheram um novo Santo Padre
Os favoritos ao cargo máximo da Igreja Católica representam uma diversidade de regiões e correntes internas: há nomes ligados ao legado de Francisco, com postura mais progressista, e também figuras de perfil mais conservador.
Fumaça branca: Hambemus Papam
Após a fumaça branca subir da chaminé da Capela Sistina e os sinos da Basília de São Pedro tocarem, o nome do papa recém-eleito será transmitido ao mundo em um pronunciamento em latim.
O cardeal protodiácono, o francês Dominique Mamberti, subirá à sacada central da Basílica de São Pedro, acompanhado por dois padres, e fará o anúncio icônico: “Habemus Papam” (“Temos um papa”).
Após a fumaça branca, o papa escolhido será levado para uma sala especial. Ele terá alguns momentos para si mesmo e trocará de roupa antes de retornar à sacada. O cardeal escolhido vai anunciar seu novo como Papa.
Em 2013, os sinos começaram a tocar um minuto após a fumaça branca. Jorge Bergoglio apareceu 1 hora e 16 minutos depois da fumaça branca. Entre o anúncio de “Habemus Papam” e a aparição na janela foram 9 minutos.
A primeira missa do novo papa acontece entre quatro ou cinco dias depois da eleição. Neste mesmo dia, o pontífice vai receber o anel do pescador, símbolo do pontificado.