InícioSem categoriaBrasil confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no RS...

Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no RS e decreta emergência por 60 dias

Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) asseguram que as ações necessárias para o controle do surto foram rapidamente colocadas em prática

O Ministério da Agricultura do Brasil confirmou a detecção do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial de galinhas localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A cepa identificada, H1N5, até então restrita a aves silvestres, foi a causadora do surto.

É importante ressaltar que a transmissão da doença não ocorre por meio do consumo de carne ou ovos, e o risco de contágio para humanos permanece baixo, afetando principalmente aqueles que têm contato direto com aves doentes.

Em resposta ao surto, foram implementadas medidas de contenção para proteger a produção avícola e assegurar a segurança alimentar no país. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias no município de Montenegro (RS), em um raio de dez quilômetros ao redor do local onde foi detectado o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade.

A delimitação da área poderá ser modificada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), conforme a evolução da situação. O Serviço Veterinário do Brasil já está em ação, preparado para identificar e controlar novos casos, com um plano de monitoramento e vigilância em andamento.

 Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) asseguram que as ações necessárias para o controle do surto foram rapidamente colocadas em prática. Ambas as entidades estão atentas à situação e monitorando de perto o desenvolvimento do caso, assegurando que as medidas de segurança sejam eficazes.

Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -spot_img