WhatsApp ANUNCIE AQUI
WhatsApp ANUNCIE AQUI
InícioSem categoriaMoraes vota por responsabilizar redes sociais por conteúdo postado

Moraes vota por responsabilizar redes sociais por conteúdo postado

Ministros debatem validade do artigo 19 do Marco Civil da Internet

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu continuidade, nesta quinta-feira (12), ao julgamento da responsabilidade das redes sociais sobre conteúdos que podem ser considerados ilegais publicados por usuários. Os ministros debatem a validade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que prevê que os provedores só respondem por danos se, após uma ordem judicial, não retirarem o conteúdo do ar.

Único a votar nesta quinta-feira, o ministro Alexandre de Moraes julgou inconstitucional esse artigo. Em sua manifestação, o magistrado criticou a impunidade das big techs e questionou se essas empresas de tecnologia possuem uma cláusula de imunidade territorial para a prática de ilícitos civis ou criminais, como induzimento e instigação, em nome do lucro.

“Nós devemos nos indagar se as big techs devem ou não continuar a ter a sua responsabilidade civil equiparada a empresas de tecnologia, a meros depositários de notícias, artigos, vídeos, quando, na verdade, hoje, e hoje já tem mais de década, as big techs são as empresas de mídia e publicidade que mais faturam com publicidade e mídia no mundo”, declarou.

Durante seu voto, Moraes exibiu uma série de publicações atualmente ativas nas redes sociais que mostram situações de discriminação, disseminação do preconceito e ofensas criminosas:

“As redes sociais não têm condição de controlar apologia ao nazismo? Elas têm condições de controlar direitos autorais. Por quê? Porque isso reverte economicamente contra elas. Eu indaguei: ‘Vocês não têm condição de fazer em relação a nazismo, fascismo, racismo, homofobia, onde não há dúvida? Temos. E por que não fazem?’. E a resposta foi: ‘Se todos fizerem, nós fazemos; se não, não, porque é o que dá like”.

O ministro Alexandre de Moraes também lembrou que as redes sociais foram utilizadas para convocar as pessoas para os atos golpistas do dia 8 de janeiro e exibiu um vídeo durante a sessão.

STF já tem maioria a favor da responsabilização das plataformas

Ontem (11), os ministros Gilmar Mendes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela inconstitucionalidade total ou parcial do artigo 19 e pela responsabilização civil das empresas de tecnologia pela publicação de conteúdos ilícitos. Com isso, formou-se maioria a favor da responsabilização das plataformas. O placar da votação está em 7 a 1.

Até o momento, apenas o ministro André Mendonça abriu divergência e votou pela manutenção da validade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. 

O julgamento prossegue na semana que vem, com os votos dos ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img
CLICK NA IMAGEMspot_img