InícioSem categoriaPE tem a maior taxa de homicídios dolosos do país

PE tem a maior taxa de homicídios dolosos do país

Do Diário de Pernambuco

Pernambuco é o estado com a maior taxa de vítimas de homicídios dolosos do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo o documento, que reúne dados de 2024, foram registradas 3.349 vítimas no estado, o equivalente a 35,1 mortes por 100 mil habitantes.

O índice considera homicídios dolosos (quando há intenção de matar), mortes decorrentes de intervenções policiais (como em operações), feminicídios (crimes contra a vida de mulheres por gênero) e seis casos ocorridos em unidade prisional em 2024. O estado supera a média brasileira de vítimas de homicídio doloso. A taxa nacional, que segundo o relatório é de 17,1 mortes por 100 mil habitantes, é duas vezes menor que a pernambucana.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Apesar de liderar o índice de homicídios dolosos, o relatório aponta redução neste tipo de crime no estado. Em 2023, a taxa era de 37,1 mortes por 100 mil habitantes, com 3.531 vítimas — uma redução de 5,4% na comparação entre 2024 e o ano anterior.

Especialista em segurança pública e um dos formuladores do Pacto pela Vida, que vigorou até 2022, o professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Luiz Ratton avalia que o estado de Pernambuco não conseguiu ainda institucionalizar uma política de combate à criminalidade.

“Pernambuco volta ao topo do ranking dos estados mais violentos do Brasil. Com exceção de um curto período entre 2009 e 2013, quando Pernambuco conseguiu reduzir em 40% os homicídios, o estado não conseguiu institucionalizar e dar continuidade a práticas, projetos, programas policiais e não-policiais que reduzam à violência de forma sustentável e democrática”, disse.

Cidades

Em relação aos municípios, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, ambos no Grande Recife, ocupam 5º e 6º lugar, respectivamente, no ranking das cidades brasileiras com as maiores taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Nesse recorte, a nível nacional, Pernambuco aparece na quarta posição, com uma taxa de 36,2.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o MVI engloba homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção policial.

O anuário traz também o recorte de MVI por capitais, incluindo o Distrito Federal. Nele, o Recife aparece como a terceira capital mais violenta do Brasil, com 39,1 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes. Salvador (52) e Macapá (44,3) são apontadas como as mais violentas.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que “os dados atuais de 2025 apresentam consistentes reduções”. A pasta afirma que registra até o momento, “14 meses consecutivos de queda nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs)”.

Afirmam reconhecer “os desafios que ainda persistem” e declaram que “os avanços já conquistados apontam que estamos no caminho certo, adotando ações concretas para devolver à população o direito de viver com mais segurança”.

Dados disponíveis no próprio site da SDS, conferidos pela reportagem do Diario, na seção “Estatísticas”, um total de 1.622 MVIs entre os meses de janeiro e junho deste ano, ante os 1.837 casos registrados no mesmo período de 2023, o que de fato aponta uma redução de 11,7%.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img
CLICK NA IMAGEMspot_img