Candidatos poderão disputar até três cargos diferentes com uma única prova, segundo Raquel Lyra
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (7), a realização do primeiro Concurso Público Unificado do Estado (CPU-PE). A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Administração (SAD), visa ampliar o acesso ao serviço público, garantir mais transparência nos certames e otimizar os recursos da gestão estadual. Ao todo, serão ofertadas 455 vagas em mais de 46 cargos ou especialidades, com provas aplicadas em dois domingos consecutivos, em 10 cidades do estado.
A novidade foi anunciada pela governadora Raquel Lyra, que destacou os objetivos da medida.
“Pela primeira vez na história de Pernambuco, nós iremos fazer um Concurso Público Unificado. São 455 vagas em mais de 46 cargos ou especialidades, de nível médio e superior. As provas serão realizadas em dez cidades e os interessados podem concorrer a até três cargos. Isso permite mais transparência e democratização do acesso ao serviço público”, afirmou
As provas acontecerão simultaneamente em Recife, Carpina, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina. O edital será publicado em breve no Diário Oficial do Estado.
A secretária de Administração, Ana Maraíza, afirmou que o modelo representa um avanço para a gestão pública.
Preparativos
Segundo o governo, os preparativos para o lançamento do edital já estão em andamento com a contratação das bancas organizadoras. A expectativa é de que o processo seletivo reúna candidatos de todo o estado, com possibilidade de escolha de até três cargos por inscrição, o que deve aumentar a competitividade e democratizar o acesso às vagas.


