Sistema DSA Etanol reduz a emissão de gases poluentes e garante ganho em eficiência termodinâmica
Empresa de criação de alta tecnologia, com grande foco em motores e veículos, voltada à geração de soluções com aplicabilidade para demandas reais, a DSA, através do fundador Daniel Sofer, apresentou no Fórum Nordeste 2025, nesta segunda-feira (1º), o Sistema DSA Etanol.
A novidade garante controlar a combustão de etanol em motores pesados originalmente diesel, e busca reduzir a emissão de gases poluentes.
“A gente criou um novo sistema de injeção de combustível, que permite pela primeira vez, em 150 anos de existência do motor a combustão interna, que um combustível seja queimado em um ciclo que não é um ciclo Otto e nem um ciclo Diesel.
Estamos trazendo uma terceira forma de queimar combustível, que materializa o melhor de ambos os mundos”, explicou Daniel Sofer, no painel “Motores pesados 100% a etanol – Uma nova rota tecnológica”
Meio-ambiente
Com o sistema de conversão de combustível, além de possibilitar uma redução nos custos operacionais, a DSA busca diminuir, também, a emissão de poluentes. Em 2024, por exemplo, o Brasil consumiu quase 70 bilhões de litros de diesel, conforme dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Isso implica em aproximadamente 240 milhões de toneladas de CO² produzidas, principal causador do aquecimento global