InícioSem categoriaCâmara aprova projeto que aumenta pena para quem comprar celular roubado

Câmara aprova projeto que aumenta pena para quem comprar celular roubado

Texto visa coibir organizações criminosas de encomendar roubos para explorar o mercado paralelo

Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (2), o projeto de lei que aumenta as penas de receptação de celular furtado ou roubado, assim como de cargas ou produtos de circulação controlada. O texto segue agora para análise no Senado.

De autoria do governo federal, o projeto é um substitutivo do relator, deputado Alberto Fraga (PL-DF), que é coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública. Segundo o texto aprovado, a pena atual de reclusão de 1 a 4 anos e multa será aumentada em um terço à metade se o produto receptado e obtido por meio de crime:

  • Aparelho celular ou qualquer outro dispositivo informático com capacidade de armazenamento de dados pessoais;
  • Mercadoria destinada a atividades de distribuição comercial, transporte ou postagem, seja em depósito ou durante transporte terrestre, marítimo, fluvial ou aéreo; ou
  • fármaco, combustível, fertilizante e defensivo agrícola, minério, cigarro, arma ou veículo.
  •  

A proposta ainda inclui um novo caso de furto entre os furtos qualificados: quando o furto for feito para beneficiar um terceiro mediante pagamento ou feito em exercício de atividade empresarial lícita ou ilícita. Neste caso, a pena será igual à aplicada aos crimes de furtos qualificados, de 2 a 8 anos de reclusão e multa.

A ideia do projeto é coibir que organizações criminosas encomendem roubos e furtos para explorar o mercado paralelo de produtos furtados, como celulares. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, apenas em 2024, o Brasil registrou 374,7 mil roubos e 476,1 mil furtos de celulares.

O receptador precisa ser punido. Não se furta, não se rouba, se não tem para quem vender.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img