InícioSem categoriaEduardo Bolsonaro deverá ser notificado de denúncia da PGR por edital

Eduardo Bolsonaro deverá ser notificado de denúncia da PGR por edital

Decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Morais

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decidiu, nesta segunda-feira (29), que o deputado Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, seja notificado por edital sobre a denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ao fundamentar a decisão, Moraes afirmou que Eduardo tem criado dificuldades para ser notificado e que está no exterior para fugir da lei. A medida foi tomada após o oficial de Justiça designado pelo Supremo para intimar o deputado devolver o mandado de citação sem cumpri-lo. Nos processos penais, a intimação pessoal dos acusados é obrigatória.

Atuação contra o país

Moraes alega ainda que Eduardo Bolsonaro já admitiu pelas redes sociais sua atuação junto a autoridades americanas contra instituições brasileiras. O ministro também afirma que o deputado está naquele país para evitar a responsabilização judicial no Brasil.

Conforme Moraes, Eduardo Bolsonaro deverá ser notificado via edital, com a comunicação oficial da denúncia sendo publicada em algum veículo de comunicação público. O deputado terá 15 dias para apresentar sua defesa prévia no caso.

No caso do blogueiro Paulo Figueiredo, que também foi denunciado pela PGR, Moraes determinou que a notificação seja realizada por meio de carta rogatória, procedimento de citação que envolve as diplomacias brasileira e norte-americana. O procedimento foi adotado porque Figueiredo é residente permanente nos Estados Unidos.

O ministro também determinou que a denúncia seja desmembrada em dois processos e passem a tramitar de forma separada.

Coação no curso do processo

Na semana passada, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo foram denunciados pela PGR pelo crime de coação no curso do processo legal. Ambos são investigados por ajudarem a promover “graves sanções” contra o Brasil na tentativa de demover o Supremo para que a Corte não condenasse o ex-presidente Jair Bolsonaro pela trama golpista.

*Com informações da Agência Brasil.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img
CLICK NA IMAGEMspot_img