InícioSem categoriaTSE adia decisão sobre possível cassação de Cláudio Castro após pedido de...

TSE adia decisão sobre possível cassação de Cláudio Castro após pedido de vista

Julgamento analisa acusações de abuso de poder político e uso indevido de recursos públicos nas eleições de 2022; relatora votou pela cassação do governador

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou nesta terça-feira (4) a decisão sobre o julgamento que pode levar à cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de seu vice, Thiago Pampolha (MDB). O pedido de vista foi feito pelo ministro Antonio Carlos Ferreira. Ainda não há data definida para a retomada do julgamento.

O tribunal analisa recursos apresentados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação que apoiou o ex-deputado Marcelo Freixo (PSB), principal adversário de Castro na disputa de 2022, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Em maio de 2024, o TRE-RJ absolveu Castro e outros réus de acusações de abuso de poder político e econômico, além de uso indevido de recursos públicos e conduta proibida aos agentes públicos nas eleições de 2022.

O caso em análise no TSE tem como relatora a ministra Isabel Gallotti, que votou pela cassação do diploma de Cláudio Castro, do vice Thiago Pampolha e do deputado estadual Rodrigo Bacellar.

O voto também propõe declarar a inelegibilidade de Cláudio Castro, Rodrigo Bacellar e Gabriel Lopes, além de determinar a realização de novas eleições para os cargos de governador e vice-governador, e a retotalização dos votos para deputado estadual.

A ministra ainda indicou a aplicação de multas a Cláudio Castro, Rodrigo Bacellar, Gabriel Lopes e Thiago Pampolha, sendo este último com valor menor.

Segundo o MPE, Castro, que já era governador do Rio durante as eleições de 2022, usou a máquina pública para fortalecer sua imagem e conquistar apoio político, por meio da expansão de programas estaduais, repasses de recursos e contratações temporárias vinculadas à Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos (Ceperj) e à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

No julgamento do TRE-RJ, a maioria dos desembargadores concluiu que não havia provas suficientes de que as ações do governo configuraram abuso de poder político e econômico. A decisão foi apertada, por 4 votos a 3, pela absolvição de Castro.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img
CLICK NA IMAGEMspot_img