Estudantes refletem sobre desafios e perspectivas da população idosa
O tema da redação do Enem 2025 é: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais, logo após o início das provas do primeiro dia do Exame, na tarde deste domingo. As provas começaram à 13h30 e se estendem até as 19h.

Os candidatos respondem a questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. Eles precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas. As ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e justificadas sobre o assunto. Eles contam com textos motivadores e também com o próprio conhecimento adquirido ao longo dos estudos.
O tema coloca em destaque a população idosa. Segundo o IBGE, em 2023, o Brasil contava com cerca de 32 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que representava 15,6% dos habitantes.
De acordo com o IBGE, em 2070, os idosos vão representar 38% da população do Brasil, somando cerca de 75 milhões de pessoas.


