InícioSem categoriaGovernadora Raquel Lira avança na segurança pública de  Pernambuco

Governadora Raquel Lira avança na segurança pública de  Pernambuco

Quase um ano após ter assumido o comando do Palácio do Campo das Princesas e feito história ao ser eleita, ao lado da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), a primeira mulher para o cargo de governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) se prepara para tirar do papel uma de suas principais promessas de campanha e bandeiras enquanto servidora pública.

Na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a governadora apresenta à população o Juntos pela Segurança, novo programa estadual voltado à prevenção e ao combate à violência.

O plano resulta de um longo processo de escuta popular, que contou com a participação direta da sociedade civil, e será implementado com recursos na ordem de R$ 1 bilhão, um investimento significativo em um programa que surge com a premissa de unir as instâncias municipal e estadual, com a participação direta dos poderes Legislativo e Judiciário, para a efetivação de um conjunto de ações direcionadas ao cumprimento de metas a partir de um monitoramento dinâmico e eficiente.

Raquel possui vasta experiência no setor da segurança pública – é delegada da Polícia Civil – e fez uso desse conhecimento para gerir um programa que visa reduzir os índices de criminalidade no estado.

A expectativa pelos resultados é alta, assim como têm sido as cobranças e o tom do discurso da bancada de oposição, mas é inegável que a governadora demonstrou serenidade durante o processo de gestação do plano e vai se dedicar pessoalmente a garantir o sucesso da ferramenta.

Quando foi prefeita de Caruaru, Raquel Lyra se notabilizou por ter conseguido reduzir os índices de violência no então maior município do interior de Pernambuco (atualmente segundo maior, atrás de Petrolina). Somente em 2018, a queda no número de homicídios em relação ao ano anterior foi de 35%. Em 2020, a redução foi de 19%, enquanto o Estado registrou, no mesmo ano, aumento de 8,4%. O desafio da governadora agora é bem maior: reduzir a violência em todo o Estado. Para isso, ela aposta alto no Juntos pela Segurança.

A nova política de segurança pública de Pernambuco é ambiciosa. A meta é reduzir crimes como homicídios e violência contra a mulher em 30% até 2026. Mas a governadora sabe que, para dar certo, o Juntos pela Segurança precisa ser assertivo e, acima de tudo, estar amparado por um forte investimento. Por isso, o Governo diz ter R$ 1 bilhão em recursos garantidos.

Dinheiro que será gasto na renovação da frota das forças de segurança, na construção de novos batalhões de polícia em todo o Estado, na aquisição de armamentos e no aumento do efetivo policial, com a abertura de novos concursos. Há, ainda, a ideia de que algumas ações serão específicas para as regiões, observando as particularidades de cada uma delas.

Embora o Juntos pela Segurança tenha sido planejado para atacar a violência em várias frentes, talvez ainda demore um pouco para a população sentir os seus efeitos. Porque ele foi pensado para ser uma política permanente de segurança pública, e não uma ação isolada. Mas uma coisa é certa: se o Governo conseguir os resultados que espera, Pernambuco pode estar apenas dando início a uma profunda mudança, se transformando, em um breve futuro, em um estado com mais proteção social e bem-estar para a sua população.

Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -spot_img