Abertura da programação é na sexta-feira (6), com o início de mais uma edição do Festival Pernambuco Meu País
O governo de Pernambuco divulgou nesta quarta-feira (4) os homenageados do Carnaval 2026, que terá como tema “A gente é festa”.
A Folia de Momo no estado prestará honrarias ao cantor e compositor João Gomes; ao artista olindense Chico Science (1966-1997), criador do movimento manguebeat; ao Maestro Duda, uma das maiores referências do frevo; e à cantora Nena Queiroga, um dos principais nomes do Carnaval pernambucano.
“A ideia dos homenageados foi trazer várias gerações que representam a identidade pernambucana. Temos nomes como o Maestro Duda, que esse ano faz 90 anos e é cara do frevo pernambucano. Temos Nena Queiroga, representante feminina da força da mulher no frevo, da força da nossa cultura. A gente tem o manguebeat representado por Chico Sciense, que faria 60 anos esse anos e deixou seu legado. É um dos ícones da cultura pernambucana. E temos João Gomes, um jovem que está levando Serrita, o nome de Pernambuco para o Brasil e para o mundo”, falou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.
A abertura da festa será nesta sexta-feira (6), com mais uma edição do Festival Pernambuco Meu País no Terminal Marítimo do Recife, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana.
O homenageado João Gomes, inclusive, será uma das atrações do primeiro dia do festival que terá programação até domingo (8). A apresentação dele está marcada para 0h30, na virada da sexta para o sábado (7).
A Orquestra do Maestro Duda participa da programação no sábado (7), com Nonô Germano, André Rio e Marron Brasileiro, a partir das 18h30.




