Como influência musical – além do pai – cresceu ouvindo a obra de Luiz Gonzaga e seus seguidores, no rádio de pilha. Quando mudou para Ouricuri, cidade vizinha ao seu torrão natal, o universo musical foi se apresentando de forma mais acessível. Depois de várias passagens por várias bandas de baile, cria junto aos irmãos um grupo novo: “Os quatro irmãos”. Em 2008 os irmãos juntos, formam o grupo de forró “Baião mais Eu”, com a matriz do forró: Elmo (sanfona), Nenem (zabumba), Cyellda (triângulo) e Neudo (violão e voz).
Em 2008 lançam o primeiro álbum – “Matutando”. No mesmo ano, 2008, Elmo Oliveira torna-se compositor da música nordestina quando em parceria com Flávio Leandro faz a canção “Duvideodó” gravada no mesmo ano por Flávio Leandro e, também pelo grupo “Baião mais EU”. O grupo, em sua formação original, gravou dois discos e um EP, além de vídeo clipes. Em 2018 o grupo lançará um novo álbum em comemoração aos 10 anos.
Dois anos depois, Flávio Leandro gravou em seu segundo DVD, mais uma parceria dos dois: “MSN”, com participação de “Os Nonatos”. A música “MSN” cai no gosto dos forrozeiros (as) e entra em seguida no repertório do disco “Xoteamar” de Santanna, O cantador, juntamente com outra cantiga: “Tem pareia não”, parceria de Elmo Oliveira e Neudo Oliveira.
Em 2013, Adelmário Coelho gravou a canção “Farpas e alfinetes” que esteve entre as dez mais tocadas das rádios do Nordeste. Hoje vários forrozeiros cantam a poesia de Elmo Oliveira como: Adelmário Coelho, Flávio Lenandro, Santanna ‘O cantador’, Alcymar Monteiro, Ana Paula Nogueira, Baião mais Eu, Sotaque Nordestino, Neto Andrade, Tácyo Carvalho, Danilo pernambucano, Leninho de Bodocó, entre outros. Graças à força das suas canções gravadas por grandes nomes da cena musical do nordeste
Elmo segue a sua caminhada paralela ao grupo, com shows, recitais. Bem como o seu irmão, Neudo Oliveira (também compositor) que lançou um disco – “Desafio”. Elmo além de compositor, sanfoneiro; é também poeta, declamador, e estará lançando este ano, 2018, o disco intitulado – “O frasquinho de fotoxope” (poesia matuta).
Neste ano de 2025, o sanfoneiro Elmo Oliveira vem com seu novo álbum, com o titulo Além de não ser fácil, ainda tá difícil, disponível em todas as plataformas digitais e sucesso no rádio. em destaque na programação da Grande Serra FM Ouricuri e Araripina.
Canção ‧ 2025


