InícioSem categoriaCarimbó completa 11 anos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Carimbó completa 11 anos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Dia 11 de setembro marcou o reconhecimento do ritmo do Pará pelo Iphan

O carimbó surgiu no estado do Pará e é fruto de forte influência indígena, africana e europeia. O ritmo surgiu no século XV e o nome vem da palavra curimbó, um tambor utilizado pelos povos originários.

A dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios. Os mestres do carimbó são figuras centrais na difusão desse gênero musical tão querido pelos paraenses. São artistas fundamentais para a história e preservação dessa manifestação cultural.

Um dos maiores destaques neste segmento é o Pinduca, também conhecido como Rei do Carimbó, que modernizou o ritmo com instrumentos elétricos e bateria. O Carimbó vive nos quatro cantos do Pará, seja pelos caminhos arenosos, pelas ruas de rios, do Marajó à região do Salgado, no Nordeste do Estado, da região Sudeste ao Tapajós.

Apesar de ter sido criado no Pará, o movimento se estendeu para o Rio de Janeiro, que inclusive instituiu o Dia Municipal do Carimbó.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img