O encontro dos gestores foi realizado no Palácio do Campo das Princesas
O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), executa desde outubro de 2023 um planejamento operacional integrado e intensifica o policiamento durante as prévias do carnaval em diversas partes do estado. Policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares estão atuando nas festividades.
De acordo com a gestão estadual, até fevereiro, serão realizados mais de 8 mil lançamentos nos eventos que antecedem o Carnaval. A expectativa é repetir o resultado da Operação Réveillon.
“Pernambuco está pronto para fazer o melhor e mais bonito carnaval da história. Para isso, iremos garantir a segurança em todos os municípios, do Litoral ao Sertão. Desde o ano passado já recebemos mais de 120 prefeitos de todo o Estado. Como não poderia ser diferente, incluímos o Recife e, entre outros temas, tratamos sobre a segurança durante esse período para garantir que todos os pernambucanos e turistas aproveitem a festa com paz e tranquilidade”, afirmou a governadora.
O prefeito João Campos também abordou outros temas como habitação, saúde e educação durante o encontro com a governadora e a convidou para a abertura do carnaval de 2024 na capital pernambucana.
“A expectativa é a melhor possível para fazer o maior carnaval da história, com um dia a mais, que vai ter um tributo a Chico Science e a Lia de Itamaracá. A expectativa de circulação econômica é de R$ 2,4 bilhões, ocupação máxima hoteleira, 50 mil postos de trabalho gerados e certamente a gente vai divulgar após a festa que milhões de foliões cruzaram as nossas ruas e estiveram na nossa terra”, afirmou o prefeito.
Por meio das redes sociais, João Campos destacou que as equipes de ambas as gestões estão em contato para garantir que os foliões tenham um carnaval seguro e ressaltou a importância do trabalho da Secretaria de Defesa Social no Réveillon do Recife.
Secretaria de Defesa Social divulga plano de segurança para as prévias de carnaval
Para garantir a segurança durante as prévias de carnaval, a Secretaria de Defesa Social montou uma operação especial com 7.372 policiais militares que estarão nas ruas. Além disso, outros 1.250 policiais civis e delegacias móveis estão em pontos estratégicos, principalmente na Região Metropolitana do Recife.
A Polícia Científica também possui profissionais que estão de plantão 24h no Instituto de Medicina Legal (IML) e no Instituto de Criminalística (IC). O Corpo de Bombeiros mobilizou 926 servidores e 22 viaturas para ficar à disposição do folião.
A Corregedoria da SDS, o Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (Ciids), o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), o Grupamento Tático Aéreo (GTA) e a Ouvidoria também estão disponíveis 24h por dia para prestar um melhor suporte ao cidadão em caso de necessidade.
A secretaria lembra ainda que blocos e agremiações podem solicitar policiamento para os eventos carnavalescos deste ano até o dia 31 de janeiro. As solicitações de vistorias de trios elétricos, palcos e demais estruturas de apoio devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, pelo site www.bombeiros.pe.gov.br.