Codevasf Petrolina, com o superintendente Edilázio Wanderley. Na ocasião, o grupo apresentou um projeto de canal que partiria da barragem de Sobradinho, em Casa Nova, até o município de Exu, no Sertão do Araripe, com 376 km de extensão. Nesta comitiva, estiveram presentes representantes dos Sertões do Araripe, São Francisco e Central.
O grupo entregou um documento ao superintendente, solicitando empenho do mesmo para que este projeto saia do papel. O primeiro passo seria o projeto executivo, que tem uma estimativa de custo de elaboração de R$ 140 milhões. A implantação do canal até o município de Exu ficaria em torno de R$ 7 bilhões, recursos do Governo Federal e a possibilidade de uma Parceria Pública Privada – PPP.
O ex. deputado estadual Antônio Fernando na sua fla disse o seguinte. Queria pedir ao companheiros de lutas e amigos que evitassem esse tipo de debate em relação a duas obras importantes, uma a curto prazo (Adutora da Negreiros) e outra a longo prazo (Canal do Sertão). Pois esse tipo de debate só leva a desagregação do Grupo de Lutas em favor das estruturas hidricas para nossa região, enfraquecendo o movimento que busca a união de forças políticas em torno de um objetivo maior que água para beber e plantar independente de chuvas.
O canal do sertão é o projeto mais completo, porém não tem como ser concluido até chegar no Araripe a curto prazo (1 ano) ou médio prazo ( 3 a 5 anos). A situação atual é colapso de água em todas as cidades e municípios do Araripe. Eu já previa essa situação, não só pelo crescimento da demanda de água…
Estamos passando esse sufoco hoje com o défict de água por pura miopia do governo federal( DNOCS), na época da construção da Adutora do Oeste, pois pleiteamos na época uma adutora de 1000mm, foi iniciado o projeto basico, porém pelo custo do tubo, e das bombas, foi reduzido a adutora para um diâmetro 750mm, sob a alegação que agora em 2025 a população do Araripe era apenas de 250 mil pessoas.
Agora o governo do estado de Pernambuco e a Compesa estão cometendo o mesmo erro ou até mais grave, pois eu tinha pedido que fizesse um projeto para duplicar a atual capacidade de vazào que é de 600l/s para 1200 l/s, mas a Compesa só fez uma nova adutora para bombear 500l/s. Totalizando uma vazão de 1100l/s.
Vazão essa suficiente para abastecer por mais 20 a 25 anos se mantivermos esse crescimento atual. Vale ressaltar, que fui eu que consegui do Governador Paulo Câmara a autorização para fazer o Projeto da Adutora de Negreiros, inclusive colocando emendas para ajudar no agilidade do projeto.
Porém tem um grande problema, se a adutora do Oeste deixar de operar a vazão de 500 l/s é bem menor que a atual que é de 600l/s e isso pode ocorrer daqui a 5 ou no maximo 10 anos. Se o Canal do Sertão tiver pronto neste 10 anos não vai ter problema, mas se não tiver a situação de colapso de água será bem maior que hoje.
Moral da história: Precisamos da Adutora de Negreiros agora e precisamos ainda mais do canal do sertão chegado ao Araripe pelo menos daqui a 10 anos. Assim, devemos está unidos para defender e cobrar do governo estadual e federal as duas obras. Todas serão fundamentais, nossas desavenças só enfraquece a região, fazendo com que a situação no futuro de 10, 20 ou 30 para frente seja bem pior do que hoje.
A união faz a força, todos juntos pela Adutora de Negreiros e Canal do Sertão. As gerações atuais e futuras agradecerão;