Prefeitos socialistas preparam festas em suas cidades para receber o administrador
Em território historicamente favorável ao Partido Socialista Brasileiro, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), participa no domingo do congresso regional da legenda em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú.
Pré-candidato
Os que aconteceram em Nazaré da Mata, dia 23, e no Recife, na última segunda-feira, citando alguns exemplos, viraram oportunidade para propagar o nome do prefeito do Recife como pré-candidato ao Governo de Pernambuco, em 2026.
“Em São Lourenço e Afogados, faremos encontros maiores, de caráter regional, e contaremos com a presença em peso da nossa militância, que vai receber o prefeito João Campos para falarmos de futuro, expectativa e esperança”, declarou o presidente estadual do partido, deputado Sileno Guedes.
O prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira precisou mudar o local do evento, inicialmente previsto para o Cineteatro São José, um espaço onde cabem 250 pessoas.
“João Campos não tem apenas eleitores. Tem fãs. Não é só um político. É um popstar”, disse o prefeito. “Nossa estimativa é que apareça mais que o dobro, umas 600 pessoas”, calcula.
Sandrinho Palmeira será reconduzido à presidência da legenda.
A cidade estará em festa. A militância jovem passou os últimos dias organizando faixas de boas-vindas ao prefeito. Uma batucada também deve recepcioná-lo. Na entrada da cidade, por sugestão de Sandrinho Palmeira e aprovada por todos, uma mensagem especial:
“Não vamos desistir de Pernambuco”, uma alusão à frase do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014) em sua última entrevista, já como candidato a presidente do Brasil.
E na região onde se concentram os poetas populares, não poderá faltar um recital de poesia.
Patriota
Embora o Congresso Estadual do PSB tenha organizado para o dia 5 de abril, no Recife, uma homenagem ao ex-deputado José Patriota (1960-2024), será impossível estar em Afogados da Ingazeira e não homenagear um dos maiores e mais queridos nomes da região.
Patriota nasceu em Tabira, mas traçou sua vida política em Afogados. Foi vereador, prefeito, presidiu a Amupe por dez anos e morreu em setembro do ano passado, quando exercia seu primeiro mandato de deputado estadual.
Filha da terra
Secretária-executiva de Saneamento do Recife, a ex-vereadora na capital Aline Mariano (PSB) nasceu em Afogados e, na região, foi uma das coordenadoras da campanha de João Campos para deputado federal em 2018.
Filha do ex-vereador, ex-prefeito da cidade e ex-deputado Antônio Mariano (1948-2018), fez dobradinha com o prefeito do Recife. Ele, à Câmara dos Deputados; ela, para a Assembleia Legislativa.
“Eu me sinto bastante emocionada e feliz, com ele voltando a uma região extremamente politizada, sendo hoje referência para todos os prefeitos de Pernambuco”, relata.
Em Afogados da Ingazeira, João Campos obteve 6.834 votos (40,53% dos votos válidos), na campanha de 2018. O PSB também teve eleições bem-sucedidas no Sertão do Pajeú.
Vitórias
De 2006 até 2024, não perdeu nenhuma majoritária na região. Eduardo Campos, em 2006 e 2010; Paulo Câmara, em 2014 e 2018. No último pleito, o então candidato Danilo Cabral, hoje superintendente da Sudene, não chegou ao Palácio das Princesas, mas foi campeão de votos em todos os 17 municípios. Só em Afogados conquistou 18.854 (39,29% dos votos válidos).
A situação de hoje, no entanto, é um pouco diferente. Das 17 prefeituras da região, o PSB conquistou seis em 2024: Afogados (Sandrinho Palmeira); Carnaíba (Berg Gomes), Flores (Gilberto Ribeiro); Ingazeira (Luciano Torres); Itapetim (Aline Costa); e Solidão (Mayco Araújo).
Baixa
Depois da filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD, o prefeito de Flores migrou para a legenda. Oficialmente o PSB agora tem cinco prefeituras.
Mas líderes da região apostam em muitas mudanças até o pleito do próximo ano com a ampliação de forças da chamada Frente Popular.
“Para nós carnaibanos, (Miguel) Arraes e Eduardo (Campos) foram nossa esperança. João Campos é o retorno dessa esperança”, aposta o ex-vereador, ex-candidato a vice-governador em 2002 e prefeito de Carnaíba em 2004, Anchieta Patriota.
Líder histórico do PSB, ele preside o partido na cidade desde 1993 e deve ser reconduzido neste sábado, quando acontece o congresso municipal do partido, na Câmara de Vereadores.
São Lourenço
No domingo, a agenda de João Campos no Pajeú se estende até Carnaíba, município vizinho. Lá, participa do almoço de aniversário do casal Cecília e Anchieta Patriota. Ela fez idade nova na última quarta e ele celebra na próxima segunda.
Antes de seguir para o Sertão do Pajeú, João Campos estará, no sábado, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. O congresso na cidade acontecerá no Flamengo Atlético Clube, a partir das 9h.
“Vamos fazer uma grande festa da democracia. Muito importante entender que a política é que pode realmente mudar sua vida”, disse o prefeito Vinicius Labanca, reeleito no ano passado com mais de 88% dos votos.
Pelas redes sociais, ele convocou a população a participar, registrando que a militância sempre esteve ao seu lado, mesmo nas horas mais difíceis.