InícioSem categoriaEnem 2025: professores orientam sobre como sair bem no segundo dia

Enem 2025: professores orientam sobre como sair bem no segundo dia

Dica é manter a coerência e tentar acertar questões difíceis e fáceis.

Os participantes do Enem 2025 enfrentam neste domingo (16/11) as provas de matemática e ciências da natureza, as mais difíceis segundo especialistas no exame. E a correção segue a teoria de resposta ao item, que pontua melhor quem mantém uma coerência no acerto de respostas. Ou seja, quem acerta questões muito difíceis deve também acertar questões muito fáceis, de baixa proficiência, como se diz. Se isso não acontece, a pontuação é menor. Dito isso, é melhor garantir as questões fáceis e médias antes de se dedicar às difíceis, como esclarece o professor de estratégia de prova, João Gabriel. 

“Na parte Ciências da Natureza, caso o aluno tenha muita dificuldade, ele começa pela parte teórica e principalmente biologia, que é a parte mais fácil, entre aspas, da prova. Caso ele tenha facilidade, ele já vai matando as alternativas. Mas por que priorizar a parte teórica? Porque Matemática é só cálculo. Então, se você fica fazendo cálculo e Matemática, depois vai para cálculo de natureza, chance de você cansar é muito grande. E aí, a maioria das pessoas não termina as provas do segundo dia por falta de tempo, não por falta necessariamente de conhecimento.”

O professor também dá dicas específicas para a prova de Matemática.

“Você vai pular análise combinatória, log, juros compostos, probabilidade. São matérias mais difíceis. E você vai priorizar as matérias mais fáceis: porcentagem, gráfico, tabela, geometria. Em geral, o Enem tem, das 45, 32 questões que são de conteúdos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escola pública. Então, isso já te garante mais ou menos 800 pontos em Matemática se você acerta as mais fáceis e médias.”

A professora de Biologia e especialista em estratégia de prova, Marissa Machado Borges, orienta o candidato a não evitar certas matérias. 

“Ele não deve assumir uma estratégia de ‘ah, eu não faço questões de Física, por exemplo, porque são questões que para mim são muito difíceis’. Dentro da Física também vão existir questões de proficiência baixa. Elas não aparecem necessariamente na ordem. Portanto, ele pode começar às vezes e se deparar com uma questão de uma proficiência  muito alta. E isso vai desestabilizá-lo? Não. Ele tem que entender que ali, ao longo da prova, tem questões de proficiência baixa.”

A professora Marissa aconselha a deixar os 30 minutos finais para passar o gabarito., ao invés de marcar cada resposta ao término de cada questão. 

“Existe um risco em fazer isso, porque como não necessariamente você executa essas questões na ordem com que elas aparecem, pode ser que na hora de passar para o gabarito você passe num local errado. E daí, você tinha acertado aquela questão, mas não vai mais. Porque a próxima você já perdeu por ter colocado o gabarito no local errado.”

Então agora é reta final. Faça suas últimas revisões, leia o edital mais uma vez, confira tudo o que você pode e deve levar, confirme o local de prova e bom exame. 

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img
CLICK NA IMAGEMspot_img