WhatsApp ANUNCIE AQUI
InícioSem categoriaEntidades pedem cautela em investigação da PF sobre vazamento de dados

Entidades pedem cautela em investigação da PF sobre vazamento de dados

Quatro servidores são acusados de acessar dados de ministros do STF

Entidades que representam auditores-fiscais demonstraram preocupação com investigação da Polícia Federal sobre vazamento de dados fiscais.

Nessa terça-feira (17), o ministro Alexandre de Moraes determinou o afastamento, além de medidas cautelares, contra quatro servidores da Receita Federal.

Eles são suspeitos de acessar ilegalmente e vazar dados sigilosos de ministros do Supremo Tribunal Federal.

Um dos investigados é auditor-fiscal da Receita Federal, lotado em São José do Rio Preto. Ele integra a equipe de gestão do crédito tributário e do direito creditório.

A Unafisco Nacional afirmou que os auditores-fiscais não podem ser transformados em “bodes expiatórios” em meio a crises institucionais. A entidade destacou que sanções cautelares extremas precisam de fundamentação clara e provas robustas. A Unafisco também lembrou que, em 2019, dois profissionais foram acusados de vazamento e afastados pelo ministro Alexandre de Moraes, mas acabaram reintegrados por falta de provas.

Já o Sindifisco Nacional ressaltou que o acesso devidamente motivado a dados de contribuintes não configura quebra de sigilo e faz parte da rotina de auditorias e fiscalizações. Já a divulgação dessas informações é crime, que deve ser punido. A instituição reforçou que todos os envolvidos devem ter o direito ao contraditório e ampla defesa preservados.

Outros dois investigados são técnicos do Seguro Social. Um trabalha em uma agência da Receita no Guarujá, em São Paulo, e outro em Salvador, na Bahia.

O quarto investigado é um empregado do Serpro, o Serviço Federal de Processamento de Dados, que estava cedido à Receita Federal do Rio. 

Em nota, o Serpro informou que está à disposição das autoridades e colabora com as investigações. Disse ainda que sistemas desenvolvidos e mantidos pela estatal são rastreáveis e permitem identificar, monitorar e auditar eventuais irregularidades. Segundo o órgão, empregados e empregadas não têm acesso ao conteúdo das bases de dados dos órgãos clientes.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img
CLICK NA IMAGEMspot_img