InícioSem categoriaEx-diretor do TJPE é incluído na lista suja do trabalho escravo

Ex-diretor do TJPE é incluído na lista suja do trabalho escravo

Clisthenes José Pereira de Andrade Lima tinha cargo comissionado e foi diretor financeiro do TJPE entre 2020 e 2022

O ex-diretor financeiro do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Clisthenes José Pereira de Andrade Lima foi incluído na lista suja do trabalho escravo, atualizada pelo governo federal nesta quarta-feira (9).

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, um trabalhador que estaria em condições análogas à escravidão foi resgatado na Fazenda Guabiraba, na zona rural de Limoeiro, Agreste de Pernambuco, que é propriedade do ex-diretor do Tribunal. A fiscalização ocorreu em 2024.

Ela também relata que o homem resgatado estaria apenas “morando de favor” e não trabalhava para Clisthenes. “A fiscalização disse que a casa em que ele morava não tinha condição de dignidade da pessoa humana”, afirma. “Então, começaram a imputar essas coisas a ele [Clisthenes] e o trabalhador foi se beneficiar”.

A reportagem não conseguiu contato com o ex-diretor do TJPE e o espaço segue aberto para manifestação. O Tribunal também foi procurado e não respondeu.

Clisthenes assumiu a função de diretor financeiro do TJPE, um cargo comissionado, em 4 de fevereiro de 2020, segundo a relação do órgão. Ele foi exonerado em 2 de fevereiro de 2022.

Bancário aposentado, o ex-servidor também já ocupou a função de gerente-geral da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). 

A nova lista do Ministério do Trabalho e Emprego reúne 745 nomes de empregadores (pessoas físicas e jurídicas) que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão no Brasil. Em Pernambuco, são 19 casos.

Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -spot_img