A governadora Raquel Lyra (PSDB) tirou do papel uma de suas principais promessas de campanha e anunciou, ontem (21), que irá propor ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano a implantação do Bilhete Único ao valor de R$ 4,10. A ideia é manter a tarifa para a Região Metropolitana do Recife sem ônus para os passageiros as linhas regulares.
A proposta vai ser analisada nesta quinta-feira (22). De acordo com o plano do governo estadual, o usuário do sistema vai poder realizar até cinco embarques no período de duas horas. A previsão é de que a medida, em vigor, possa beneficiar cerca de 700 mil pessoas.
A adoção do Bilhete Único, bem como propostas para a redução do preço das tarifas de ônibus e metrô, têm sido uma das principais bandeiras de candidatos ao Poder Executivo nos últimos anos. Considerado um tema sensível, que dá margem a protestos populares e permeia o debate político, de fato, é a primeira vez que a medida vai a campo.
O modelo já vigora – com boa aceitação – em cidades como o Rio de Janeiro, Fortaleza, Campinas e São Paulo. A proposta da governadora Raquel Lyra deixou o Palácio do Campo das Princesas ancorada em planejamento fiscal factível, que teria um aporte adicional anual por parte do Governo de Pernambuco de cerca de R$ 60 milhões.
Agora é esperar pela decisão final.