InícioSem categoriaLíder do PT na Câmara pede ao STF afastamento de Cláudio Castro...

Líder do PT na Câmara pede ao STF afastamento de Cláudio Castro por suposta interferência em operação

Deputado acusa governador do Rio de proteger empresários da Refit e pede inquérito criminal, quebra de sigilos e afastamento imediato do cargo

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), por suposta interferência em investigações da Operação Carbono Oculto e favorecimento à Refinaria de Petróleo de Manguinhos (Refit).

Na representação, o parlamentar pede a abertura de inquérito criminal, a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do governador e o afastamento cautelar de Castro do cargo, “diante da gravidade dos fatos”.

Acusações de favorecimento

Segundo Lindbergh, o governo fluminense teria atuado para beneficiar a Refit, em vez de apoiar as ações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Polícia Federal, que investigam a refinaria por fraude e lavagem de dinheiro.

“O Estado, que deveria ser credor e fiscal, passou a agir como advogado do sonegador”, afirmou o deputado na petição.

A Refit, antiga Refinaria de Manguinhos, acumula dívidas superiores a R$ 13 bilhões com o Estado do Rio e foi interditada em setembro, em operação conjunta da Receita Federal e da ANP.

O documento apresentado ao STF sustenta que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ), subordinada ao governador, ajuizou ações para reabrir as atividades da refinaria, contrariando as decisões de interdição.

Lindbergh afirma que essa atuação configura “desvio de finalidade” e pode caracterizar corrupção passiva, prevaricação, abuso de autoridade, improbidade administrativa e crime de responsabilidade.

“Captura institucional” e relação com a empresa

O deputado também acusa Cláudio Castro de promover uma “captura institucional”, mobilizando o poder público em defesa de interesses privados.

“Em vez de proteger o erário e a legalidade, o governador mobilizou o aparato público em favor de um grupo econômico investigado”, escreveu Lindbergh.

O parlamentar cita ainda a presença de Castro em um evento da Refit em Nova Iorque, no qual o governador teria elogiado a empresa, o que, segundo ele, demonstra vínculos políticos e financeiros com seus controladores.

“O caso simboliza o colapso moral de um governo que protege bilionários sonegadores enquanto empilha corpos nas favelas”, concluiu o deputado.

Operação Carbono

A Operação Carbono Oculto investiga fraudes fiscais e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis e comércio de créditos de carbono, envolvendo empresas e intermediários em vários estados.

O pedido de Lindbergh será analisado pela Presidência do STF, que decidirá se encaminha o caso para relatoria e eventual abertura de inquérito.

O governo do Rio de Janeiro e a Refit ainda não se manifestaram publicamente sobre o pedido.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img
CLICK NA IMAGEMspot_img