InícioSem categoriaMais de 80 países apoiam proposta do Brasil sobre combustíveis fósseis

Mais de 80 países apoiam proposta do Brasil sobre combustíveis fósseis

Marina Silva comemora, mas destaca necessidade de financiamento

A proposta do Brasil de buscar um mapa do caminho de transição dos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, já conta com apoio formal de mais de 80 países.

Em evento nesta terça-feira (18), na COP30, em Belém, no Pará, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comemorou o apoio, mas destacou que é preciso financiamento para esse percurso:

“Isso não se resolve como mágica. É preciso que tenha financiamento, é preciso que tenha escolha tecnológica, é preciso que haja diversificação econômica, que se multipliquem as bases de energia limpa, para que a gente possa fazer esse percurso.”

Não foram divulgados todos países que apoiam a proposta brasileira, mas Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, Quênia, Serra Leoa e Ilhas Marshall defenderam a proposição.

O Mapa do Caminho foi lançado pelo presidente Lula durante a Cúpula de Belém, evento que reuniu líderes dos países dias antes da realização da COP30.

A queima de combustíveis fósseis é uma das principais causas do aquecimento global, com a emissão de gás carbônico na atmosfera, sendo umas das preocupações centrais para a transição energética.

Movimentos sociais criticam proposta

Movimentos sociais denunciaram que a proposta ignora a participação de comunidades afetadas pelas infraestruturas de extração dos combustíveis fósseis. Em nota, o Instituto Internacional Arayara disse que há uma contradição central entre o discurso do Mapa do Caminho e a realidade das comunidades afetadas, como indígenas, quilombolas e povos tradicionais.

É esperado que primeiro bloco de temas da COP30 seja negociado até esta quarta-feira (19), podendo ser incluída a proposta brasileira de mapa do caminho para transição dos combustíveis fósseis.

CLICK NA IMAGEMspot_img
Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
CLICK NA IMAGEMspot_img
CLICK NA IMAGEMspot_img