Aeronave transportava 60 passageiros e 4 tripulantes; outros três soldados estavam no helicóptero
Patinadores artísticos, treinadores e familiares de atletas estavam entre os passageiros do voo da American Airlines que colidiu com um helicóptero militar na noite dessa quinta-feira (29), em um aeroporto de Washington, nos Estados Unidos.
Segundo a agência estatal russa TAAS, entre os patinadores estão os campeões mundiais russos Evgenia Shishkova, Vadim Naumov e a ex-patinadora Inna Volyanskaya, que competiu pela União Soviética.
Atualmente, ela é treinadora do clube de patinação artística de Washington. Não há informações sobre o estado de saúde delas. À agência Reuters, a Patinação Artística dos EUA (US Figure Skating), que regula a modalidade no país, disse que vários atletas estavam no avião.https://youtube-player.sbtlab.io/?videoID=0O4PEz8M8YA&t=0&adunit=/1011235/portal_sbt/news/videos/video
As vítimas estavam retornando de um acampamento de desenvolvimento realizado após o Campeonato Nacional de Patinação Artística dos EUA em Wichita, informou a entidade em um comunicado.
Segundo a organização, “vários membros da nossa comunidade de patinação” estavam no voo. Detalhes não foram divulgados. Ainda de acordo com a organização, isso será feito quando “mais informações estiverem disponíveis”.
O órgão regulador internacional da patinação artística, International Skating Union, disse que a comunidade global de patinação ficou “profundamente chocada” e com o coração partido ao saber que patinadores artísticos e pessoas próximas a eles estavam a bordo do voo da American Airlines.
“Nossos pensamentos estão com todos os afetados por esta tragédia. A patinação artística é mais do que um esporte — é uma família unida — e estamos juntos”, disse a entidade em nota.
Entenda o acidente
Ao todo, 60 passageiros e 4 tripulantes estavam a bordo da aeronave da American Airlines. Outros três soldados estavam no helicóptero. A emissora da TV americana CBS News informou que, até o momento, 19 corpos foram resgatados. De acordo com a Associated Press, as autoridades ainda não confirmaram mortes.
A aeronave da American Airlines, por sua vez, havia partido da cidade de Wichita, no Kansas, com destino à capital norte-americana. O acidente aconteceu enquanto o jato estava a poucos metros da pista, próximo ao pouso. Ainda segundo a Associated Press, o avião teria caído no Rio Potomac, localizado nos arredores ao aeroporto. Já o helicóptero era do 12º Batalhão de Aviação em Fort Belvoir e estava em um voo de treinamento.
+ Brasil Agora: buscas por vítimas da colisão entre avião e helicóptero continuam em Washington
Por causa do acidente, todos os pousos e decolagens do Aeroporto Nacional Ronald Reagan foram temporariamente suspensos. O aeroporto Ronald Reagan ficará fechado até sexta-feira (31), conforme determinado pela Administração Federal de Aviação americana.
O último acidente fatal envolvendo uma companhia aérea comercial dos EUA ocorreu no estado de Nova York, no ano de 2009. Todos a bordo do avião a hélice Bombardier DHC-8 morreram, incluindo 45 passageiros, 2 pilotos e 2 comissários de bordo.
Outra pessoa no solo também morreu, elevando o número total de mortos para 50. As investigações determinaram que o piloto acidentalmente fez o avião parar ao se aproximar do aeroporto na cidade nova-iorquina de Buffalo.