Marco Rubio também afirmou que julgamento foi apenas “mais um capítulo de opressão judicial”
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que novas medidas podem ser anunciadas na “próxima semana”, em função da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista ao canal americano Fox News, ele se referiu aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como “juízes ativistas” e disse, sem citar nominalmente Alexandre de Moraes, que um magistrado tentou “impor reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos”. No governo americano, Rubio ocupa o cargo equivalente ao chefe da diplomacia.
— Você tem esses juízes ativistas, um em particular que não apenas perseguiu Bolsonaro, mas também tentou impor reivindicações extraterritoriais até contra cidadãos americanos, ou contra alguém postando online de dentro dos Estados Unidos, e chegou a ameaçar ir ainda mais longe nesse sentido — disse na entrevista, que também foi transcrita e replicada pelo Departamento de Estado. — Então, haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar.