InícioSem categoriaCom 116 anos, freira brasileira se torna a pessoa mais velha do...

Com 116 anos, freira brasileira se torna a pessoa mais velha do mundo

A freira brasileira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi confirmada neste sábado (4.jan.2025) como a pessoa mais velha do mundo pela organização internacional LongeviQuest. O reconhecimento vem depois da morte da japonesa Tomiko Itooka, aos também 116 anos, em 29 de dezembro de 2024.

Nascida em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, Inah é filha de João Antônio Lucas e Mariana Canabarro Lucas e bisneta do General David Canabarro, uma figura histórica da Revolução Farroupilha.

Desde jovem, Inah enfrentou desafios de saúde e dedicou sua vida à educação e à espiritualidade. Aos 16 anos, ingressou no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento, e posteriormente se mudou para Montevidéu, no Uruguai, onde fez seus votos religiosos em 1928.

Ao longo de sua trajetória, a freira desempenhou um papel importante na educação, ensinando português e matemática em diversas cidades, incluindo o Rio de Janeiro e regiões do Rio Grande do Sul. Atualmente, Inah vive em uma casa da Congregação das Irmãs Teresianas, em Porto Alegre, onde mantém uma rotina tranquila e dedicada à oração.

RECONHECIMENTOS E LEGADO

Ao completar 110 anos, Inah recebeu uma festa do seu time do coração, o Internacional, além da bênção apostólica do Papa Francisco.  Em 2022, tornou-se a pessoa viva mais velha do Brasil e, posteriormente, da América do Sul e Latina.

Segundo familiares, o segredo da longevidade de Inah reside na alegria de viver, na dedicação à espiritualidade e em uma rotina disciplinada.

Apesar das limitações de audição e visão, ela permanece otimista e bem-humorada, reafirmando seu famoso bordão: “Estou cada vez mais jovem e mais bonita”.

Edenilson Gonçalves
Edenilson Gonçalves
Radialista profissional DRT 1309. Tem mais de 35 anos de experiência em locução comercial e cerimonial, nome consagrado no rádio pernambucano. Baiano e paulistano, trabalhando como jornalista, radialista, redator, produtor, editor, repórter, apresentador, palestrante e consultoria política e empresarial. O rádio sempre será o maior veiculo de comunicação do mundo. o verdadeiro companheiro do povo Brasileiro
ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -spot_img